segunda-feira, 5 de maio de 2014

Port-Forwarding e DDNS: Acessando sua IP-Camera de qualquer lugar

Acabei de encontrar esse tópico aqui como rascunho no blog... Já era pra tê-lo feito a muito tempo pois é parte importantíssima para a camera-ip (ou qualquer dispositivo de rede que você quiser) funcionar com sucesso. Já criei alguns tópicos nos quais fui circundando os tópicos necessários para configurar e por pra funcionar uma camera-ip na nossa rede... Foram assuntos de redes, roteador, até chegar nas configurações da câmera propriamente dita. Então vamos lá:

Após a alegria da câmera-ip funcionar na nossa rede e conseguirmos ver sua imagem, falta conseguirmos enxergar essa imagem de qualquer lugar do mundo. Ou seja: você quer ver o que está acontecendo na sua casa do computador do seu trabalho ? Pode! Você quer ver do seu celular ? Pode tambem! Vamos dar um jeito nisso.

Primeiramente vamos entender os passos que devem ser feitos:
1) Conseguir driblar a dinamicidade do nosso IP
2) Configurar regras do nosso roteador e camera (Port-Forwarding)
3) Configurar câmera-ip com IP estático na nossa rede
4) Acessar dispositivo

Vamos às explicações de cada um dos tópicos:
1) A maioria das redes domésticas, é um cabo RJ-21 (de telefone) que se conecta em um modem e um roteador que se conecta ao modem através de um cabo RJ-45 (de rede). A partir daí, o roteador distribui o sinal WI-FI e os dispositivos se conectam ao roteador. O primeiro problema é justamente com o modem pois ele é o único dispositivo que é visível na internet (isso aqui tá ficando complicado. Então vou fazer um outro tópico explicando a visibilidade dos dispositivos na internet. Topico feito aqui). Ele se conecta à rede mundial (internet) e pega um IP válido. Com esse IP, conseguimos atingir nosso modem de qualquer lugar do mundo. No entanto, esse IP é dinâmico. Isso quer dizer que ele muda de tempos em tempos (normalmente quando o modem é desligado).

 Cabo RJ-21 (Cabo do telefone)









                                                                     Cabo RJ-45
                       (Cabo de rede - par trançado)




Como descobrir nosso IP na rede mundial ? Vamos acessar o site http://www.whatismyip.com/ .
Esse site nos dá uma visão muito boa de nosso modem na rede mundial. Na imagem abaixo, tenho o IP que pegamos (179.104.135.214), nenhum proxy detectado na minha rede, a cidade que estou (Uberlândia), o estado (MG), país (BR) e o ISP (Provedor de Serviço de Internet) a CTBC.
Isso quer dizer que se você acessar esse endereço de IP do seu trabalho, você irá acessar meu modem. Sendo assim, você conseguirá acessar também seu modem.

Agora vamos conhecer um outro site. Esse se chama no-ip (http://no-ip.com). Esse site que irá fazer a mágica para a gente. Nós faremos um cadastro grátis nesse site e escolheremos uma URL disponível. No meu caso, escolhi http://thiagorss.bla.org. Você deve estar se perguntando o que essa URL tem a ver né ? É que ao invés de acessarmos nossa camera-ip pelo IP 179.104.135.214, nós iremos acessar o site http://thiagorss.bla.org. Quando uma requisição acessar essa nossa URL, o site no-ip irá se encarregar de redirecionar a requisição para nosso IP de verdade. Mas se o IP muda toda hora, como o no-ip vai saber para onde redirecionar ? Pois nós vamos usar um programa chamado DUC do no-ip que de 5 em 5 minutos irá contar para o site no-ip qual é o ip do nosso modem. Então tópico 1 resolvido.

2) Agora vamos fazer o chato Port-Forwarding. Isso vai garantir que quando a requisição chegar ao site http://thiagorss.bla.org, o no-ip irá enviar para meu modem, meu modem irá enviar para a requisição para o roteador e o roteador irá enviar para a câmera-ip. No entanto, como demorei 1 ANO pra fazer esse tutorial, trocamos nossa internet por fibra ótica e o aparelho que recebe o cabo de fibra ótica é modem e roteador ao mesmo tempo. Então vou mostrar a configuração nesse aparelho e tiramos duvidas sobre outros aparelhos nas perguntas.


Atualmente os aparelhos tem facilitado bastante o port-forwarding. Na imagem acima, tudo que tive que fazer foi, qualquer requisição que vier na porta 80, redirecione para o IP da minha camera-ip (192.168.0.200) na porta 80 tanto no protocolo TCP quanto UDP. Ative a regra clicando em Enable e salve.

Encontrei essa imagem na internet que explica bem todo o processo:




A requisição vem da internet (celular no 3G, computador da empresa - qualquer computador que náo esteja na rede da sua casa) e o seu provedor de internet (net, ctbc, gvt, etc) redireciona para seu modem. No modem, deve haver uma regra para enviar para o roteador. No roteador, ele redireciona para algum ip da sua rede interna (no nosso caso, o ip da nossa câmera).



Já os itens 3 e 4, me lembrei que já os expliquei aqui. hehehehhe.
Valeu e qualquer dúvida é só postar aí que vou dar um jeito.

41 comentários:

  1. Como fica o Port-Forwarding no caso de cameras através do DVR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      O port-forwarding é feito pro DVR da mesma forma como é feito pra ip cam.
      No entanto voce precisa ver quais as portas seu DVR utiliza, ir no roteador e fazer a liberação das mesmas.

      Não tenho um DVR pra poder fazer um tutorial.
      Mas um dia eu compro um e faço.

      Abraço.

      Excluir
    2. Nossa vai ser muito bom... Comecei a fazer testes e ficaram duvidas:
      1 - se faço a liberação das portas no campo forwarding ou deixo somente como estava
      2 - se preciso configurar com um computador o IP fixo ou se somente no DVR funciona. E como fazer isso
      3- se preciso de um dominio ou somente o DDns

      Suas postagens vao esclarecendo e vou testando aqui... Obrigado

      Excluir
    3. Estou analisando e me como o DVR tem um IP fixo na rede ele pode ser considerado uma camera IP, vou fazer as configurações de porta e forwarding e vamos ver o que acontece...

      Excluir
    4. Thiago, fiz vários testes, mas sem sucesso, acho que para o DVR deve ser mesmo necessario pagar algo... Tem como eu te mandar umas fotos das configurações wue testei? Podemos ir montando uma ajuda caso funcione...

      Excluir
    5. Claro Gladson. Mande no meu email e me adicione no gtalk. thiagotrss@gmail.com
      Abraços.

      Excluir
    6. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://ecotroniccftv.com.br/produtos/PASSO-A-PASSO.pdf&ved=0CD8QFjAAahUKEwiJsuG5pZfIAhXCEpAKHeR5D1Y&usg=AFQjCNGjVaO8E5WXJPacAFMqchkm9EQikg&sig2=_UaIPHodzRiFFZL19BZd2w

      Gladson. De uma olhada nesse link. É um documento com o passo a passo para configurar acesso externo ao DVR. Parece bem simples. Muito parecido com o post que fiz sobre como acessaruma camera ip. Abraços.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber como configurar no celular obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Wilmar.

      Voce já fe todas as configurações descritas nesse post ?
      Se sim, basta baixar um programa para visualização de cameras para seu smartphone. Para o android eu recomendo o app tinyCam Monitor.

      Abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola Thiago tudo bom tenho uma camera dessa e não to conseguindo configurar ela para ver externo poderia me ajudar, desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudio. Você já fez todas as configurações acima e mesmo assim não deu certo ?
      Se sim, me passe seu e-mail que entro em contato com você para tentar ajudá-lo.

      Excluir
    2. Boa noite Tiago, preciso da sua ajuda pra configurar a imagem da minha câmera IP, pois a mesma não aparece mais nada. Juarezsenna@hotmail.com

      Excluir
  5. Olá preciso muito sua ajuda para configurar minha câmera , você pode me ajudar ? Eu pago pra você depois .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Yuri.

      Quer postar suas dúvidas aqui para que eu possa lhe ajudar ?

      Abraços

      Excluir
    2. e ae Thiago, blz.....
      seguinte cara...tenho o no ip tudo certinho, o tal do duc tambem configurado,ok ....
      minha duvida é o seguinte: o que devo por no modem e onde por?? ja que um modem ou roteador é diferente de outro, no meu caso, é o da LiveTim, não precisa provedor e ele é como o teu, modem e router num só...por exemplo: port-forwarding
      acho que no meu não tem isso e se tem, deve com outro nome, HELP!!.....valeu .....

      Excluir
    3. Fala Zec.

      Nada que uma pesquisa no google não resolva heim... segundo resultado! Boa sorte e abraço.

      http://www.livetim.tim.com.br/guru/faca-voce-mesmo/96-do_seu_jeito/370-como_configurar_o_direcionamento_de_portas_no_seu_modem_port_forwarding

      Excluir
    4. Amigo , eu possuo 2 cameras wifi ligadas ao wifi da minha casa de praia com uma internet , aqui na outra residencia possuo live tim , ja adicionei as portas e os ip das 2 cameras tanto no roteador de lá como no modem aqui , salvei e continuo sem acesso a elas , pode me ajudar ?

      Excluir
    5. Claro Paulo.

      Vamos lá. Você seguiu o link que mandei acima para fazer o port-forwarding ? As cameras estão rodando em qual porta ?

      Excluir
  6. boa Thiago, fiz as configurações da camera ip. me cadastrei no-ip. instalei o duc. no meu wi -fi consigo acessar pelo dmoninio criado no-ip. mas pela internet 3g mostra erro. na consiguração da camera, ddns sucesso pelo usuario e dominio da camera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chama inbox joaoassraul@outlook.com ou email joaoraul2007@ig.com.br

      Excluir
    2. 3 coisas:

      1) Não trabalho pra você pra ir correndo atrás de você pra resolver o SEU problema.
      2) Não ganho nada com esse blog. Só compartilhei pra ajudar quem precisasse.
      3) Não vou ficar interpretando o que você disse pra tentar entendê-lo. Se quiser ajuda, procure no google (ele deve entender esse seu dialeto) ou então escreva em claro português.

      Boa sorte.

      Excluir
  7. boa tarde, estou com problema com minha câmera pois agente restaurou o net channel e o net configuration para forma padrão devido que agente não conseguia ver uma das quatros camaras instaladas e apos isso não aparece mais nenhuma e aparece not set. vc sabe como configurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Henrique.

      Não sei nem do que você está falando.
      Abraço.

      Excluir
  8. Boa noite Thiago, minha internet é a antiga speed ainda, a normalzinha por ai. Logo depois do modem tenho o roteador (TL-WR541G / TL-WR542G)e um wifi-repeater. Instalei uma câmera wifi, DDNS funcionando bem e tudo mais, só que consegui outra câmera . Pode me dar uma dica como fica essa configuração agora com duas ipcam ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Thiago
    Bom dia.
    Obrigada pelas dicas.
    Tenho 4 camaras IP wifi que funcionam bem. Somente uma fica saindo de contato o tempo todo, não consigo acessar imagem pela rede. Só funciona quando desligo da tomada e religo novamente, aí entra de novo.
    Você pode me orientar como solucionar?

    ResponderExcluir
  10. Olá Thiago, Boa tarde!!!
    Preciso de um hekp seu, se vc souber e puder me ajudar!
    É o seguinte: instalei camera ip aqui em casa, só que com cabo de rede ela funciona normal no pc e celular, quando tiro o cabo de rede, ela fica off, nao pega o wifi, voce sabe dizer como faco pra configurar ela com o wifi?
    Até seguir seus passos, so q parei na parte que faz o htt free com nosso nome.
    o modelo da camera é: Câmeras Ip Wireless wifi hd 1.3 mp onvif.
    Sinto q falta um detalhe pra eu conseguir, mas nao consigo.

    Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  11. Thiago
    Bom dia. Não consigo executar o item 2., ou seja, como acessar os dados da figura?
    Obrigado.
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Glauco. Dependendo do roteador, esse nome "Port-Forwarding" pode mudar. Pode estar como "Port-Forwarding", "Port Range Forward", "Redirecionamento". Quais as suas opções ?

      Excluir
    2. Thiago.
      Meu modem é da VIVO fibra 50 mega:
      Rede WI-FI 2.4 GHZ: VIVOFIBRA-EE10
      Rede WI-FI 5 GHZ: VIVOFIBRA-EE10-5G
      E então tem jeito?

      Excluir
    3. Boa tarde Glauco.

      Tem jeito de fazer port-forwarding em todos modelos de roteadores.
      Mas vamos pensar um pouco... Você me passou o plano contratado com sua operadora (VIVO fibra 50 mega) e o SSID das redes.

      Como vou saber qual o menu do port-forwarding do seu roteador com essas informações ?

      Excluir
    4. Thiago
      Sou abaixo de leigo em informática.
      Pode, por favor, orientar por tutorial?
      Obrigado.
      Marcio

      Excluir
    5. Claro Glauco. Você consegue acessar seu roteador ? Sabe o ip, usuario e senha para entrar nas configurações ?

      Excluir
    6. Sim consegui o ip e senha e entrei no meu roteador. Agora o que fazer?

      Excluir
  12. Caro autor do blog Thiago Rodrigues. Primeiramente gostaria de agradecer a disposição sobre os ensinamentos. Realmente aprendi muito sobre portas e Ips. Se for possivel tirar uma dúvida. Li re-li e testei configurações sem sucesso.

    1- Possuo uma camera Ip ligada no meu router wifi da tplink (ip da cam e porta setado em 192.168.0.13:8087)

    2 - Possuo o roteador tplink e sei onde fazer o redirecionamento, porém nao sei COM CERTEZA qual ip colocar, seria o IP da câmera? IP 192.168.0.13 e porta 8087? fiz assim.

    3 - possuo internet via rádio vindo de uma antena airgrid M5HP da qual possuo acesso das configurações e também sei onde fazer o redirecionamento de portas. Mas fica a dúvida também.

    a) devo setar aqui no portforward o ip da cam 192.168.0.13:8087?
    b) devo setar aqui no portforward o ip entregue do airgrid para o tplink e porta 8087? (no caso o ip wan é 192.168.1.2 e o ip lan é 192.168.0.1)
    c) devo setar qualquer outra coisa que nao aí já não sei mais o que pode ser.

    Obrigado e ser for muito trabalhoso nao se preocupe vou tentando aqui.

    Ps

    Na rede local consigo acesso perfeitamente. estou tentando acesso externo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fernando. Tudo bom ? Pelo que entendi da sua explicação, sua rede me parece bastante as redes à cabo antigas que havia um modem que recebia a internet à cabo e um roteador wi-fi que distribui a internet (esse roteador é ligado ao modem via cabo ethernet.

      Você possui uma antena que recebe o sinal à radio (análogo ao modem que recebe o cabo de rede) e essa antena se liga através de um cabo ethernet ao seu roteador wifi.

      Quando a rede está configurada com dois dispositivos, é necessário fazer dois redirecionamento de trafego (forwarding). O primeiro direcionamento deve ser feito na antena (direcionando o tráfego para o roteador wifi) e o segundo deve ser feito no roteador wifi (direcionamento o tráfego para a câmera IP).

      Então suas configurações ficariam assim:
      1) Na antena, todo o tráfego que chegar na porta 8087 você joga para o IP 192.168.1.2 (que é o IP do roteador - sua antena deve estar com o IP 192.168.1.1).
      2) No roteador, todo o tráfego que chega na porta 8087 voce redireciona para o IP 192.168.0.13 (IP da Câmera).

      Fechou ?
      Qualquer coisa avisa aí que a gente da um jeito.

      Abraço.

      Excluir
  13. Fechadíssimo. Esta configuração mesmo que fiz, mas mesmo assim até o momento não obtive sucesso, porém nao tentei fazer cadastro ddns apenas diretamente por ip. Vou reconfigurar. Acha imprescindível criar cadastro no ddns e fazer essas habilitações? Desde já agradeço.

    Obrigado pela rápida (e põe rápida nisso) resposta e atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DDNS é essencial pois o IP é dinâmico. Ele pode mudar a cada conexão (existem regras pra essa mudança que expliquei em outro tópico). Então pra você não ter que descobrir seu IP todo dia, voce usa o DDNS. Alias, para voce descobrir seu IP externo (caso o sistema da sua antena não mostre), acesse o site https://www.whatismyip.com/

      Excluir
    2. Realmente depois que vi a pergunta entrei num site e vi meu ip e percebi que é diferente do que estava ontem. mas....... não consegui acesso através do ip 177.75.204.206:8087 (esse é meu ip de hj) mesmo após conferir e fazer o portforward conforme ensinado. Desabilitei o firewall do windows, firewall do router e na antena nao estava ativo, porem sem acesso externo. Será q ainda há alguma outra alteração necessária?

      Excluir
    3. criei o login aofernando.ddns.net conforme mencionado acima, a porta da cam é 8087 no ip 192.168.0.13. sem sucesso até agora.

      Excluir