quinta-feira, 16 de maio de 2013

Configurar Câmera IP


EDIT: quem nao quiser perder tempo com configuração de camera, segue um ótimo link: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2017/08/ipc-360-camera-ip-boa-e-barata.html

E ai moçada ?? Encontrei esse blog aqui no meio das minhas contas no google e nem lembrava que existia. Hahahahhahaa. Encontrei em boa hora pois acabei de penar um pouco para aprender a configurar minha Camera IP, fazendo port-forwarding e utilizando um DDNS para acessar as imagens de qualquer lugar. Então, vou criar uma série de posts para tornar mais simples esse trabalho. O intuito é deixar qualquer um apto a colocar um pouco mais de segurança em casa e dividirei os posts dessa forma:

Começando pela câmera. Uma Camera-IP ou IP-Cam é uma camera de segurança que se conecta em uma rede e provê atraves dessa rede a imagem que está visualizando. Traduzindo: a camera filma a porta de entrada. Eu entro pelo firefox no IP da camera e vejo o que ela esta filmando. Simples assim.
Pra começar, comprei a minha camera no lindo www.dx.com (o melhor site do planeta).


A primeira coisa que me impressionou é que os chineses do dx me entregaram uma câmera mesmo. Se tivesse comprado no Brasil, é bem provável que eu abriria e veria um tijolo. hahahahaha.

A segunda coisa que me impressionou é que a câmera realmente é muito boa, veio toda protegida com espumas e com tudo que preciso pra colocar pra funcionar: cabo de energia, cabo ethernet, antena wifi e a própria câmera. E por apenas 62 dólares. Achei barato.

Continuando, a caixinha veio com:
  1. Camera IP
  2. Cabo de energia
  3. Cabo ethernet
  4. Antena Wi-fi
  5. CD
  6. Suporte com buchas e parafusos

O ambiente:

Para que ninguém fique perdido, vou explicar como está configurado o ambiente de rede aqui em casa. Tenho um modem D-Link ADSL 500G, um roteador D-Link Wireless WBR-1310, e os computadores/celulares se conectam nesse roteador. Essa é a configuração da maioria das pessoas.

Vamos então à instalação da câmera:
  • Ligue na energia. Ao fazer isso, ela acende um LED verde a começa a girar (para achar a posição central). Nesse momento, ela está filmando mas não está na rede.
  • Em seguida vamos colocar nossa câmera na rede para configurá-la. Para isso basta pegar o cabo ethernet (o cabo cinza na foto) e plugar na câmera e no modem. Como o modem tem DHCP dinâmico, a câmera automaticamente recebe um IP.
  • Para sabermos qual IP a nossa câmera ganhou, vou entrar no roteador para saber. Se você não sabe como descobrir o IP, clique aqui e depois volte a este tutorial.
  • A câmera ganhou o IP 192.168.0.103. Vamos abrir um navegador (leia Chrome, Firefox, Opera), colocar o IP e veremos a seguinte tela:

Nesse ponto sabemos que nossa câmera já está filmando e conectada à nossa rede. Vamos partir então para as configurações. Reparem que nessa tela temos dois campos de login. O de cima contendo user e password é para o navegador Internet Explorer (IE). Como somos um pouco mais evoluídos, vamos acessar o segundo botão, que é o login para os navegadores de verdade (Firefox e Chrome). Quando clicarmos no botão de login, as credenciais (user e password) serão solicitadas.

As telas da nossa Camera IP:
  • Device Status: mostra as configurações aplicadas à câmera. Por enquanto temos preenchido apenas o Device ID, Versão do Firmware e versão da Interface Gráfica Web. Alias, Alarm Status, DDNS e UPnP estão sem preenchimento/comportamento.
  • Live Video: Aqui é o ponto mais importante! Finalmente conseguimos ver o que a câmera está filmando. Se você esta vendo uma tela preta, provavelmente voce fez o login como um usuário do Internet Explorer e não está usando-o. A tela que devemos enxergar é essa:

Hahahahha. Gostei dessa foto. Ficou parecendo que sou forte. Dá até pra enganar uns bobo. hahahha.
Mas então... Se você estiver vendo a imagem certinha, está tudo correto. Note que no canto esquerdo da tela, podemos clicar nos botões direcionais para mover a câmera. Traduzindo: compramos uma câmera barata, da China, não recebemos um tijolo, e a câmera ainda é top! "Vishii. Perfeito!". :P
Ainda temos como alterar a resolução (640*480 ou 320*240), brilho, contraste e tirar um snapshot (print screen) do vídeo.
  • Device Management: Aqui sim iremos começar as configurações da câmera. Embora o objetivo principal (ver a imagem da câmera) já tenha sido alcançado, com essas configurações, podemos deixar a câmera beeeem melhor:
    • Alias Settings: Apenas um apelido para a câmera. É bem interessante quando se tem várias câmeras na casa. Ai você pode apelidá-las como (ipcam-escritorio, ipcam-garagem, ipcam-sala) e esse nome será exibido quando você estiver vendo as imagens.
    • Date&Time Settings: Serve para ajustar o horário da câmera. Como estamos no Brasil, coloquei o GMT-03:00 que é o de Brasília. No entanto, o mais recomendado, é utilizar um NTP Server. NTP é Network Time Protocol (Protocolo de horas na rede). Se você marcar essa opção que abrirá um drop-down com alguns NTP Servers configurados. Se você escolher a opção "..." ele permite você colocar uma outra opção. O legal é colocar o NTP.br que distribui gratuitamente a hora correta do Brasil.
    • User Settings: Aqui configuramos os acessos à câmera. Quando conseguimos configurá-la, a primeira coisa que 99 % da galera faz é mandar o link de acesso para outras pessoas. Então sugiro o lógico: crie uma senha de administrador para você e uma senha de visitante. Espalhe apenas a senha do visitante para que não façam alterações indevidas na sua câmera.
    • Basic Network Settings: Tá aqui um dos principais pontos da configuração. É o seguinte: Por padrão, a opção "Obtain IP from DHCP Server" vem marcada. Caso você não saiba o que é DHCP Server, sugiro novamente ver esse tópico aqui que é rapidinho. Caso você já saiba, entenderá o porque desmarcarei essa opção e configurarei na mão. Como no final das contas eu vou querer poder acessar minha câmera lá do trabalho, colocarei um IP Fixo. Vou dar um jeito de fazer um tutorial para mostrar como colocar a imagem da câmera na Web!
A parte boa de configurar o IP da câmera na mão, é que eu sei qual IP ela sempre vai responder. Se eu não fizesse isso, quando eu desligasse o roteador e ligasse novamente, provavelmente ela iria pegar outro IP pois é o DHCP Server que decide qual IP um dispositivo da rede terá.
    • Wireless Lan Settings: Esse é outro ponto importantíssimo pois nossa IP-CAM é wireless. Logo, não vejo motivo pra ficarmos espalhando cabos pela casa né ? Essa parte é bem simples. Basta você fazer um escaneamento de rede e achar sua rede wireless. Você configura igual está no seu roteador wireless. Caso tenha dúvida para ver essas configurações é só acessar seu roteador. Após configurar isso, nossa câmera irá funcionar através do wireless. Só vale lembrar que quando você preenche esses campos de configuração da câmera, você precisa clicar no botão Submit para salvar as alterações.
    • DDNS Service Settings: Farei um tutorial exclusivo para explicar sobre isso. 
    • Mail Service Settings: Esse é outro ponto importante pois você configura o envio de email da câmera. Como a câmera possui detector de movimentos, você diz pra ela enviar email para os donos da casa caso ela detecte algum movimento. A parte chata é que você tem que ter um servidor SMTP para enviar as mensagens. Tentei configurar o google mas não funcionou. Como eu tenho um domínio no kinghosts, usei o SMTP de lá. Para testar se der certo a configuração, basta clicar em Submit e depois em Test
    • FTP Service Settings: Outro ponto importante. Quando a câmera detecta movimento, ela consegue fazer upload de uma foto para um servidor FTP. Porque isso ? Simples. Imagine que um ladrão invada sua casa. Se ele quebrar a câmera tudo bem. Já vai ter foto dele em um servidor longe da sua casa e você saberá quem foi. Veja esse artigo que fiz para saber como instalar um servidor ftp
    • Alarm Service Settings: Esse ponto é o mais importante no quesito segurança. Aqui você pode falar para a câmera disparar o alarme da casa, detectar movimento, enviar email e fazer upload da foto.
Resumindo, você possui uma segurança bem legal em casa sem gastar quase nada!!!
Qualquer dúvida é só postar comentário que vou dar um jeito! ;)

OBS. 1: A câmera não possui marca. No entanto é exatamente o mesmo modelo da câmera FI8908W da Foscam. Segundo li pela internet, as câmeras da Foscam são exatamente a mesma, mas com a marca Foscam e uns reais a mais no preço. É bem possível isso ser verdade pois é possível até atualizar o firmware dessa câmera com o firmware da foscam.

OBS. 2: Se você insiste em usar o Internet Explorer, será necessário instalar um ActiveX para funcionar. Se mesmo assim continuar uma imagem preta, tente desabilitar o anti-vírus que li em algum lugar que isso ajudou.

OBS 3: Se você quiser acessar a câmera do celular ou do trabalho, ou de qualquer outro lugar, farei um tutorial específico pra isso.
OBS. 4: Caso você possua um celular e queira visualizar a câmera pelo celular, é bem simples. Para o Android, tem o aplicativo tinyCam Monitor Free que é bem legal. O melhor desse aplicativo é que você pode configurar sua câmera como sendo da Foscam (modelo FI8908W) colocando user e pwd e a imagem é mostrado diretamente. Sem precisar fazer login. Para o iOS, existe este aplicativo da própria Foscam que funciona muito bem. Vale lembrar que seu celular deve estar na mesma rede.

OBS. 5 e mais importante: Quando for comprar uma câmera dessas, compensa comprar a mais atual pois tem mais opções de configuração e vai deixar a sua câmera bem mais interessante.


EDIT: Bom dia a todos. Agora a pouco (10/04/2016) o leitor Rafael tirou uma série de dúvidas comigo e após algumas explicações, conseguimos colocar a câmera dele para funcionar. Como as dúvidas dele eram iguais a da maioria do pessoal que comenta aqui no blog, irei colar nossa conversa aqui (com a autorização dele) para que possa esclarecer dúvidas dos demais. Abraços.
























237 comentários:

  1. Olá meu amigo... por coincidência comprei uma Cam-IP igual a sua no DX e meu roteador é um WBR-1310. Muito bom o sei post. Consegui configurar minha câmera, mas somente com cabe, quando configuro o wifi o led verde pisca rápido indicando que não há conexão, prova disso é eu não consigo encontrar a camera quando digito o ip local fixado no navegador ou até mesmo na lista do roteador como postado por você. O que pode estar acontecendo, será que é alguma configuração do roteador??? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anselmo, quando der o comando (submit) para colocar no wifi, antes que acabe a contagem de tempo de 60 segundos ou qualquer outro, você tem que desconectar o cabo da câmera.

      Excluir
    2. Anselmo, quando der o comando (submit) para colocar no wifi, antes que acabe a contagem de tempo de 60 segundos ou qualquer outro, você tem que desconectar o cabo da câmera.

      Excluir
    3. CARA ESTOU COM UM CAMERA IP MAIS NAO CONSIGO VER FORA DE CASA PIMEIRO ELA SO DY DNS 322.ORG 9299.ORG NAO TEM NO IP ALGUMAS DESSA DA PRA ACESSAR GRATIS

      Excluir
    4. MEU WAT SSAP 85994116854 MI AJUDE VALEU

      Excluir
    5. Desculpe JUNIOR mas eu só falo português e inglês. Esse seu idioma eu não consigo entender. Em primeiro lugar, caso queira ajuda, entenda os seguintes pontos: o problema é seu e não meu. Não poste seu whats app como se eu tivesse obrigação de te ajudar. Realmente estou aqui tentando ajudar a todos mas não abuse dessa minha boa vontade. Em segundo, todas as informações possíveis sobre como fazer isso estão nesse post e nos comentários. Se você tivesse lido tudo atentamente, com certeza teria feito funcionar. E por último, caso você não tenha entendido nada que está nesse post, recomendo você estudar um pouco mais de redes antes de tentar configurar essa câmera. Boa sorte, abraço.

      Excluir
  2. Boa noite Anselmo. Me lembro que na primeira vez que fui tentar o acesso pelo wifi, realmente tive problemas. O erro estava na configuração da autenticação do wifi. No entanto foi só ajustar e funcionou normalmente. Ja conseguiu solucionar ?

    ResponderExcluir
  3. O meu amigo... consegui configurar o wifi, agora só estou com um problema, não consigo configurar o e-mail para comunicação, já tentei utilizar o gmail, yahoo, hotmail... você sabe algum email gratuito que funcione?

    ResponderExcluir
  4. Prezados, irei responder minha própria pergunta aos amigos. Um site que funciona com SMTP sem segurança SSL é o gmx.com, mas utilize a porta SMTP 587. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Os melhore tutoriais da rede. Muito completos e extremamente simples. Me ajudaram muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, tenho a camera IP MOD.S5030-MP2P fabricante SIEPEM, Inc. Ja procurei en toda net e noa achei a atualização do firmare. Pois para acessar DDNS, ela noa tem a opção de no-ip, O AMIGO PODERIA ME AJDUAR?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, tenho uma waterproof ip camera que pega o ip, mas funciona por pouco e desconecta a seguir. Teria alguma dica como proceder, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Comprei um IP Camera Onvif, ela esta conectada, ja tenho o IP, consigo "pingar" sem problema, mas nao consigo acessa-la nem pelo browser e nem pelo programa que veio junto (IMS200), nao sei mais o que fazer, ja ta dando caibra no cerebro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu resolver amigo, estou com o mesmo problema, pode me ajudar ?

      Excluir
    2. cara, só se o fabricante disponilizar udma atualização de firmware, estou com esse mesmo problema. acho q vou er q comprar uma camera que suporte http.

      Excluir
    3. Boa noite Geraldo.

      Desculpe mas o que você falou não faz sentido. Uma câmera IP se chama assim pela capacidade que ela tem de se conectar à uma rede através do protocolo TCP/IP. E o modo da câmera disponibilizar imagem é através de HTTP. Logo, toda câmera IP possui o suporte a HTTP.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Boa tarde BRAZIL UNITED.

      Um app que funciona para visualizar as imagens dessa camera no iOS eh o FOSCAM VIEWER.

      Abracos.

      Excluir
  10. Boa tarde. Comprei duas cameras IP made in China (não tem nome) no Mercado Livre. Consegui instalar e configurar com o programa que veio junto com elas, SYSM Monitor. Não precisei fazer os passos que indicaram aqui no post. O problema é que o programa é muito limitado e sem mais nem menos perco a conexão com uma ou outra camera, necessitando desligar a camera e ligar novamente. Baixei 2 programas, iSpy e IpCameraViewer mas os mesmos não conseguem achar as cameras, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André...

      São os problemas das câmeras da china. As que indiquei aqui, são fabricadas na china e vendidas como Foscam. Então temos a qualidade de uma foscam. Não vejo nada que voce possa fazer em relação à perda de conexão com as câmeras a não ser atualizar o firmware (se é que existe uma correção para isso).

      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Essa camera realmente é muito ruin, configurações imitadas, não acho na rede e a porta, só pelo software, sem falar que se perde. Via WEB nem pensar... Se eu achar alguma solução posto aqui.. André..

      Excluir
    4. Uma solução que consegui achar até hoje, foi colocar um interruptor de energia, no caso quando ela se perde, desligo e ligo esse interruptor conectado a CAM, se alguém se saber algo, agradecemos!!! Model da CAM RG-IP 02.

      Excluir
    5. 192.168.25. tenta de 0 a 10 e final com :81

      Excluir
    6. Olá Unknown, nossa nem sei como adivinhou a rede, rs! Bom mas já tentei e com a porta indicada. Primeiro deixava em WIFI, mas como caía muito, acreditava que era o sinal mesmo sendo bom,,, mas tudo bem, entao coloquei via cabo nas duas, saindo do roteador um cabo e entrando no switch TPlink 5 portas (confiável e não é HUB) e também continua os mesmo problemas, acredito que seja algum problema no modem, algo em DHCP não sei ao certo, gostaria de testar, mas o problema que a empresa provedor de internet não irá trocar, ja deisseram, pq nao acharam nenhum problema, mas sabe como eles olham né?rs... complicado, ainda acredito que seja algo neste modem, pois ja levei a cam em outra casa (rede) e não ficou tão instavel igual esta agora..

      Excluir
    7. amigo coloca ip fixo nesta câmera no modem ,porque se cai energia ou cai internet !ela muda ip ,você não consegue conectar com a câmera

      Excluir
    8. Não é bem assim que o DHCP funciona. Quando uma máquina pega um IP, o modem vincula o MAC ADDRESS ao IP que foi dado. Caso caia a energia e consequentemente a internet se restabelecer de forma rápida a conexão, os mesmos IP's serão liberados para as mesmas máquinas. Isso pq o DHCP estabelece um tempo de confiança entre um IP e um MAC ADDRESS de forma que se esse tempo não expirar, o mesmo IP será liberado para aquele endereço MAC.

      Excluir
    9. Depende do equipamento. Os de uso residencial, geralmente, resetam e os IP's são liberados aleatoriamente.

      Excluir
  11. Boa noite, Thiago!

    Tenho uma câmera clone dessas e, graças ao meu roteador, consegui configurar o DNS, pois a câmera dá poucas opções, inclusive o DynDns que é pago. Como o meu roteador é Dlink e a Dlink usa o mesmo domínio do DynDns deu certo. Mas o envio dos e-mails não vai nem a pau, testei de tudo, todas as portas, servidores e e-mails possíveis, sempre dá erro. Você comentou sobre a atualização de software da Foscam. Você já tentou? Funciona direito? Tenho medo de perder a cam.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre.

      A atualização do firmware funciona sim. Já testei e deu tudo certo. Tambem fiquei com medo de perder a camera. Hahahahhaa.
      Mas o seu problema agora é o menor dos casos. O e-mail foi bem simples de configurar. Tem um comentário de um leitor aqui nesse post fornecendo um SMTP gratuito tambem. Acho melhor você tentar melhor as configurações SMTP do que atualizar o firmware.

      Abraços!

      Excluir
  12. Não consigo acessar a câmera pelo chrome. Entro com senha e usuários padrão e nada. No app apresenta a msg: "erro no registro da ligação". Será meu roteador? Tenho um d-link dri-610

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, descobri o motivo do erro. Depois que vc encontra a câmera pelo wif, logo abaixo aparece o seu login, mas não tem senha. Basta colocar a senha admin e pronto amigo.

      Excluir
  13. Boa noite, adquiri uma câmera ip (IPCam Comtac). Aparentemente seria bem fácil de instalar e usar, no entanto após configurações iniciais a conexão local funcionou, mas o acesso remoto não. Liguei para o suporte e ele indicou que desmarcasse a opção do Ip pelo DHCP e configurasse o roteador com um ip e procedesse com a abertura das portas correspondentes, no caso a 81, para a câmera. Após a realização das modificações não consigo mais acesso a câmera e nem aparece na rede para rastrear através do programa dela mesma. O que será que houve? Teria como resetar através de software? Agradeço o auxílio.

    ResponderExcluir
  14. comprei um dessas câmeras funcionou alguns dias mas depois parou de funcionar informando erro no registro de ligação o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Hilbert.

      Não sei que erro é esse pois nunca aconteceu comigo. O Paulo José deixou um comentário com esse mesmo erro acima. Entre em contato com ele para ver se e como ele resolveu esse problema. Abraço

      Excluir
  15. Mesmo durante o dia as folhas das plantas do meu jardim saem todas na cor cinza. Qual é o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde cerjioenrike.

      Vale lembrar que a câmera IP tem apenas 0.3 pixels de resolução.
      Por conta dessa baixa resolução as cores não representam muito bem a realidade. Alem disso, o angulo da luz, pode atrapalhar bastante.

      Excluir
  16. OLá, boa noite você saberia como configurar a Cam P2P para apagar o LED VERDE, pois o ladrão pode rouba-la, queria ela discreta obrigado um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wilmar. Vi sua pergunta só hoje.

      Eu já vi configurações que você passa através da url para desligar o LED. Ou seja, o que você quer dá pra fazer. Mas você terá que pesquisar no Google para achar esses parâmetros. Abraços

      Excluir
  17. O problema de instalar essas câmeras pelo google é que você não consegue colocar a resolução de 1280, só aparece a de 640 X 480. No IE já aparece a resolução 1280.

    ResponderExcluir
  18. boa tarde,

    Comprei uma câmera dessa e não veio o CD. É possível instalar sem o CD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael.

      É possível sim. Nas configurações feitas neste post, em momento algum utilizei o CD. Caso queira, posso fazer upload do conteúdo em um FTP.
      Só preciso achar esse CD que nem sei mais o que fiz dele.

      Abraços

      Excluir
  19. Bom dia amigos,
    Qual é o login e senha para acessar essa camêra por favor, grato
    Marcos

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Thiago
    Gostaria de sanar uma dúvida: o acesso à (às) camera (s) via celular só pode ser feito dentro do raio de abrangência do wi-fi, ou é possível acessar de qualquer lugar?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas as formas são possíveis. No entanto, é legal criar um DDNS para acesso de qualquer lugar pois o IP é dinâmico. Tem um post só sobre DDNS aqui no blog ensinando como acessar a câmera de qualquer lugar. Abraço

      Excluir
  21. Thiago, parabéns pelo tutorial!!!
    Eu comprei um Comtac CS9267 e infelizmente tanto o manual quanto o site do fabricante não informam tais configurações.
    Acabei descobrindo sozinho na marra, pena que só vi seu post agora.
    Sabe dizer se é seguro passar uma firmware da Fi8908 da Foscam nessa Comtac CS9267?
    Outra coisa, instalei a minha virada para o corredor de entrada ao meu apto, e ela está disparando vários e-mails com falso positivo, e percebo q ela está mexendo sozinha...
    Parece q sai da posição...
    Será que é por eu ter instalado de cabeça pra baixo?

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Glauco. Um dos fatores recorrentes de falso positivo é a configuração de sensibilidade da câmera. Se configurá-la muito sensível, ela enviará fotos ate se houver uma alteração considerável de luz. Vá testando os niveis de sensibilidade e veja qual se adequa melhor ao ambiente.

      Em relação à questão do firmware, NÃO FAÇA ISSO. A chance de dar problema é altíssima por se tratar de fabricantes diferentes. Caso voce faça, poste aqui o resultado... hehehehehe. Abraços.

      Excluir
  22. Boa noite Thiago, hoje tentei por várias vezes configurar uma câmera igual a do posto, mas sem sucesso. Meu modem é conjugado com o roteador e só tem uma saída lan. Com gentileza, teria como me orientar na instalação da mesma através do wifi?
    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Humberto. É a primeira vez que ouço dizer de um roteador que possui só uma porta pra ethernet. Hahahhaa. Mas voce terá que fazer o seguinte. Pegue um notebook ou celular que esteja conectado ao wifi pois na unica porta ethernet você terá que plugar a camera. Com ela plugada ao roteador, utilize o notebook ou o celular pra entrar no roteador e ver o ip que a camera pegou. Depois de descobrir esse ip, acesse-o e siga os passos do post para coloca-la no wifi. Qualquer duvida, manda aí.. abraço

      Excluir
  23. Boa noite Thiago, comprei 2 câmeras ip identificas a sua. Consegui conecta-las ao wifi, consegui criar um ddns, mas quando vou abrir a porta do meu roteador (technicolor TD 5130) sigo todas as orientações mas ela da erro, já tentei add varias vezes e não consigo. Por favor me indique algum tutorial que dê certo, já estou desistindo.
    Ah parabéns pelo blog muito eficiente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nira. Desculpe a demora pra responder.

      Você possui um modem alem do roteador ? Caso possua, será necessário fazer o port-forwarding do roteador para o modem e do modem para o roteador. Caso não seja este seu caso, este caso tem de tudo sobre port-forwarding (http://portforward.com/) mas todo conteúdo é em inglês. Inclusive neste link (http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Technicolor/TD5130/HTTPS.htm) tem a configuraçao de HTTPS para seu modelo de roteador. Pode ser um bom começo.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. [CORREÇÃO] Caso possua, será necessário fazer o port-forwarding do modem para o roteador e do roteador para a câmera.

      Excluir
  24. Uma duvida, talvez imbecil, mas é uma duvida. Seria possivel colocar esta camera num HVR da Luxvision, segundo a fabricante do HVR isso é possivel se a camera possuir protocolo ONVIF 2.0 ou superior. Dai a duvida, estas cameras Xing, possuem este protocolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Edimar.

      A camera que usei no exemplo não possui suporte ao protocolo onvif.
      Mas tem algumas cameras no dx.com que ja suportam o protocolo e a tendencia é a adesão das empresas a este protocolo. Veja o link de uma camera que possui o suporte: http://www.dx.com/p/vstarcam-c7815wip-1-0-mp-720p-outdoor-waterproof-wireless-ip-network-camera-w-onvif2-0-tf-us-plug-355196#.Vjjl8rerTIU

      Excluir
  25. Oi Thiago. Comecei bem a configuração mas agora esta dando um problema: invalid user or password. Cheguei a colocar um pessoal e depois apareceu esta mensagem. tenho como iniciar toda a configuração novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, voce terá que configurá-la novamente. Por isso eu sempre recomendo exportar as configurações da camera quando terminar de configurá-la. Assim, caso aconteça um problema, basta voltar o arquivo de configuração. Tem um botão de reset em baixo da camera. Pressione-o e segure por alguns segundos e faça novamente a configuração.

      Excluir
  26. Boa noite,

    Prezados, minha camera IP estava enviando e-mail normalmente para o que havia configurado - smtp.gmail.com, porta 465, no entanto, derrepente parou de enviar, já pesquisei e tentei muita coisa, mas nada deu certo até agora. Alguém já passou por isso? Att, Sandro

    ResponderExcluir
  27. Complementando.... mensagem recebida "falha ao conectar ao servidor".

    ResponderExcluir
  28. cara pelo amor de deus me ajuda, eu tenho uma câmera dessa mas a minha não conecta na rede, não consigo ve nada, fiz exatamente o que está no manual, ela funcionava normal ai do nada não aparece mais no programa, ela veio um cd com o programa dela, antes ela aparecia agora não aparece mais nem no celular e quando jogo o ip no navegador aparece o site do modem que é cisco da net virtua, não sei mais o que fazê, tem gente falando que pode ser o dhcp ou ip duplicado, fiz um vídeo mostrando como ela fica, se puder me ajuda ficaria eternamente grata. vou deixar o link do meu vídeo pra vc ver.https://www.youtube.com/watch?v=G1tUzRPNQAI

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho um serviço de internet da GVT: apenas entra na minha casa o cabo com o conector RJ11. Daí eu conecto ao meu roteador, o qual via wifi acesso meus dispositivos. O problema é que não consigo acessar minha cam ip externamente (outra rede), apenas na rede da casa mesmo. Consigo liberar porta no roteador para o ip da minha cam, porém quando vou no “canyouseeme” informa o ip (191.34.51.118 - armbandalarga.static.gvt.net.br - com a porta 80 aberta – o qual não tenho acesso), então não consigo configurar minha cam ip para acessso externo. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. boa noite comprei uma comtac cs9267 usada ligo ela na fonte mas a mesma nao reinicia e quando a conecto no modem a internet cai e nao consigo nem se quer o ip dela sera que esta com defeito ???

    ResponderExcluir
  31. oLá THiago, tenho uma dúvida, eu na minha casa não tenho modem! estou a utilizar uma net da rua, neste caso a fonzon, gratuita da NOS é possivel eu configurar não tendo modem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é possível André.

      Excluir
    2. Que pena, no entanto não posso configurar numa casa que tenha modem e trazê-la para um sitio com fon zon certo?

      Excluir
  32. Fala Thiago ! Primeiramente parabéns pelo blog! Por favor peço sua ajuda na solução de um problema que venho enfrentando com uma câmera IP publicada na internet via serviço de DDNS. Tenho duas câmera IP devidamente configuradas. A que chamo de INCAMERA, funciona perfeitamente e fica na sala. A outra câmera que chamo de OUTCAMERA fica na área externa da minha casa e ela é o meu problema. Quando trago ela pra dentro de casa ela funciona perfeitamente, porém quando ela está instalada externamente, funciona legal por um tempo e depois perde o sinal de conexão. Coloquei um repetidor WiFi TpLink TL-WA850RE bem próximo dela para garantir assim que o sinal do meu router principal Cisco E900 chegasse até ela sem problema. Porém não deu certo. O repetidor está com o mesmo SSID e senha do router principal. Alguma coisa errada que fiz ou que deixei de fazer? Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo.

      Se você consegue navegar com um dispositivo conectado através do repetidor, então a câmera deveria funcionar normalmente. Eu também tenho problemas com um repetidor. A conexão as vezes para de funcionar por alguns minutos mas volta pouco tempo depois.

      Excluir
  33. minha camera veio com esses Firmware qual vercao poderia atualizar ,gostaria de atualizar apenas para acessar o no-ip
    Device Firmware Version 68.2.0.135
    Device Embeded Web UI Version 68.0.0.88

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o comentario parece que foi removido vc poderia me responder quando poder ?

      minha camera veio com esses Firmware qual vercao poderia atualizar ,gostaria de atualizar apenas para acessar o no-ip
      Device Firmware Version 68.2.0.135
      Device Embeded Web UI Version 68.0.0.88

      Excluir
    2. Bom dia Richards.

      Voce deve procurar essa informação no site do fabricante da sua camera IP. Normalmente eles tem uma sessão sobre o firmware.

      NO ENTANTO, A ATUALIZACAO DE FIRMWARE NAO GARANTE USO NO NO-IP. NADA GARANTE QUE AS NOVAS VERSÕES DE UM FIRMWARE TRAGAM O SERVIÇO DO NO-IP INTEGRADO.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Thiago, boa noite! Tenho 2 problemas com a minha câmera.

    1 - Ela está virada para pegar um determinado ponto, mas tenho que ajustar toda hora.Pois fica mudando/mexendo sozinha de tempo em tempo.

    2 - Os videos que são gravados no cartão de memória em formato h260, não consigo abrir em programa nenhum. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Em relação ao encode de vídeo, baixe o VLC. Esse programa reconhece qualquer tipo de encode do mercado.

      Já em relação às duas camera, vamos lá:
      O melhor jeito de fazer isso é utilizando subdominios.
      Vamos supor que seu dominio seja posicologiauninove.com.br. Crie um primeiro dominio chamado camerasala.psicologiauninove.com.br e um segundo chamado cameraquarto.psicologiauninove.com.br. Ambos irão apontar para o IP de entrada da rede de sua casa. A diferença é que na camerasala, voce manda redirecionar na porta 8081 e na cameraquarto voce manda redirecionar na porta 8082. Quando a requisição chegar no seu roteador, vc fica duas regra: quando chegar na porta 8081 voce manda para o IP da primeira camera e sua respectiva porta. E quando chegar na porta 8082, voce manda para o IP da segunda camera e sua respectiva porta. Deu pra entender ? Acho que rola até fazer um post só disso né ?

      Abraço

      Excluir
    2. Mesmo com o VLC não consigo abrir.
      Não são duas câmeras, é uma só. Não entendi essa questão do domínio...
      Mas obg pela resposta! :D rs

      Excluir
  36. Bom dia, minha camera ip estava funcionando normalmente, de repente não funciona mais remotamente, fora da rede wifi de casa. O que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usava o IP externo da sua rede para acessar ou tinha um domínio dinâmico tipo NO-IP ou DynDNS ?

      O IP externo da sua rede muda de tempos em tempos.
      E o domínio dinâmico tem que ser renovado todo mês para não expirar.

      Excluir
    2. Não sei te responder. Mas como vejo e altero isso?

      Excluir
    3. Vishi Wall... quem configurou o acesso à sua câmera ip pra você ? Imagino que seja mais fácil você entrar em contato com a pessoa. De toda forma, se você quiser fazer isso por conta própria, basta seguir esse artigo que fiz que tem as explicações e o passo a passo bem detalhado...
      Boa sorte: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2014/05/port-forwarding-e-ddns-acessando-sua-ip.html

      Excluir
    4. Ok, vou olhar. Fui eu mesmo que configurei, rs. Não entendo mas deu tudo certo. Brigadão. Depois te falo se consegui.

      Excluir
  37. Boa tarde,quando vou acessar minha câmera está dando erro no registro da ligação ,oq será que está acontecendo??é possível reverter essa situação??

    ResponderExcluir
  38. Vou aproveitar colocar minha dúvidas:
    A ideia que eu tenho é de montar câmeras ips num cruzamento de estradas, é uma central de monitoramento que dista a 2km, na central pensei em montar uma rede, e gostaria de receber o sinal das câmeras no servidor e dostribuir pela rede....será possível?? Como faço...e quL seria a melhor solução?? Ajudem me please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como as câmeras vão se conectar à internet ?

      Excluir
    2. Vou colocar um router no local, ligando o um provedor de internet, isto é , vou criar uma rede Wi-Fi no local

      Excluir
    3. Mas para minimizar os custos, gostaria de usar a mesma internet da estação que dista a 2km, mas pelo que li em algures por aí, precisaria de umas antenas que devem estar olho a olho para enviar e receber sinal da internet respectivamente....como faria isso?

      Excluir
    4. Pô mano. Foi mal. Mas a sua ideia é muito furada. Querendo por camera pra filmar a 2 km de distancia. Dependendo da velocidade da internet existe limite de cabo ethernet pro sinal chegar. Jeito tem. Mas o melhor jeito que vejo é colocar no cruzamento um roteador que aceite chip de celular. Dessa forma as cameras se conectam ao roteador e o chip provê a internet pra acesso externo.

      Excluir
    5. Pô mano. Foi mal. Mas a sua ideia é muito furada. Querendo por camera pra filmar a 2 km de distancia. Dependendo da velocidade da internet existe limite de cabo ethernet pro sinal chegar. Jeito tem. Mas o melhor jeito que vejo é colocar no cruzamento um roteador que aceite chip de celular. Dessa forma as cameras se conectam ao roteador e o chip provê a internet pra acesso externo.

      Excluir
  39. Thiago, parabéns pelo blog, mais não tive a mesma sorte que a sua na aquisição da câmera... a minha veio sem o Cd de instalação, você pode me direcionar onde posso conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esse CD pois nunca precisei utilizar. Mas imagino que você vá encontrar no site da foscam os aplicativos que deem para utilizar com sua camera.

      Excluir
  40. Bom dia Thiago,

    Tenhi uma Foscam 8918w, um modem zte 831 ii e um tp link tl-wr740n. Eu mesmo que fiz a configuração, registrei o dominio no No-ip, porém não consigo acessar a camera externamente. Poderia me auxiliar ???

    ResponderExcluir
  41. Yes i concur with your post. It contains critical information and i utilize it as my own utilization. Your 95% posts are helpful for me and thank you such a great amount for sharing this magnificent web journal. wireless cctv camera in pakistan

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, Thiago, tenho uma câmera igualzinha a sua,chinesa robozinho,configurado ela como foscam f18908w,beleza a imagem entrou numa boa,gostaria de saber qual seria a melhor resolução
    E se você sabe qual a capacidade de ângulo de visão para imagem, aguardo sua colaboração. Abraços

    ResponderExcluir
  43. Tenho uma câmera ip p2p, fiz a ligação e conecteu o cabo ethernet da câmera no roteador, mas não identifica o ip da câmera. Tenho apenas o ip do roteador. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruna.

      Quando você pluga a câmera no roteador através de um cabo ethernet, o protocolo TCP/IP procurará por um servidor DHCP na sua rede. O roteador avisa que ele é o servidor DHCP irá dar à câmera um IP. Logo, se você logar no roteador e olhar o quadro de ips distribuídos, deverá haver um IP concedido à sua câmera.

      Excluir
    2. Entro no roteador e não consta nenhum na lista. Será que meu roteador está com alguma configuração indevida?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  44. Ola amigo, estou com um problema com uma câmera ip, comprei e ela veio com o SYSM Monitor, por ele eu consigo ver a imagem, movimentar a câmera tudo, mais não consigo ter acesso pelo meu navegador, nem aparece o ip dela no meu roteador, se puder me ajudar eu agradeço pq estou querendo gravar as imagens da câmera pelo Debut Vídeo Capture. VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Verton. Me dê mais dados sobre o problema. Qual marca da câmera, qual o erro aparece... Você ja descobriu o ip correto e fez o acesso na porta correta ?

      Excluir
  45. Oi Thiago... Comprei uma câmera IP plug &play marca Ekins.. Fiz toda instalação mas a imagem não aparece na tela. Quando clico no ícone da câmera aparece a mensagem "lançamento câmera failure V076242 (o nome da câmera). Não entendo nada de TI :/ ... Consegue me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marina. No seu caso, é claramente um erro interno da câmera. Na parte inferior do seu equipamento tem um botão de reset. Aperte-o e segure-o por 10 segundos para que o processo de reset seja feito. Entre no site da fabricante e peça esclarecimento sobre o erro que eles podem lhe oferecer uma solução. Caso continue com o problema, você precisará trocá-la.

      Excluir
  46. Ola,

    Nao consigo achar alo ip camera ela é uma topcam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É igual a essa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759265772-camera-ip-wireless-viso-noturna-iphone-android-c-micro-sd-_JM

      Excluir
    2. Extremamente parecida. Só não possui o slot para cartão de memória. Abraço

      Excluir
  47. Prezado Thiago,

    Estou com alguns problemas com uma chinezinha dessa sem marca e apenas com modelo RG-IP02 (HD PT IPCAM Backboard).

    1 - O software "search tool" (veio no CD), reconhece a o IP da camera e consegue abrir o navegador, porem quando chega neste, pede a senha e coloco Usuario: admin e Senha:(vazio). Este pedido se repete por 3 vezes até gerar a seguinte mensagem:"Access Error: Unauthorized - Access Denied Wrong Password"
    isso aconteceu no IE, Firefox e chrome. (AINDA NÃO CONSEGUI SOLUÇÃO).

    2 - No programa para gerenciar as imagens "Device Client 2014", consigo encontrar a câmera na opção "Camera List". Após isso a mesma aparece na lista de visualizações porem sem NENHUMA IMAGEM. No local onde deveria mostrar as imagens mostra a seguinte mensagem "User or Passoword Error".
    Neste mesmo programa, entro na opção de configuração da camera e aparece a seguinte mensagem quando tempo alterar qualquer item: "Not Authorized, it requires at least visitor privileges to view the information".

    3 - No APP do Android "EyeIPCam" reconhece o ID da câmera através do P2P (icloud), porem nada de imagens na rede local.

    4 - Na rede externa nem tentei ainda, pois ja estou desanimado.

    Obs.: Tentei utilizando conexão via DHCP e IP Estático.

    Outra coisa, vc conhece quais as opções de gravação das imagens alem do cartão SD na própria, ou seja conseguiria gravar as imagens via wifi ou cabo em NVR, DVR, PC, Celular ou em nuvens como Gmail, Hotmail, Mega entre outros?

    Se poder me ajudar, ficarei muito grato Thiago.

    Att.

    Johnata França dos Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatha, nome do software é SYSM monitor, link para download: http://pt.freedownloadmanager.org/Windows-PC/SYSM-Monitor-GRATUITO.html

      abs.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Bom, Dia, alguem sabe dizer se é possivel atualizar o firmware da Foscam FI9821wpor FTP? eu atualizei a minha normal pelo navegador mais agora ela não recebe nenhum tipo de Ip.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, você poderia me ajudar? Tenho uma camera que, aparentemente, é igual a sua. No entanto só consigo acessá-la pelo SYSM Monitor, que é software que veio no CD. E mesmo colocando um IP fixo, eu não consigo acessá-la pelo navegador, além de não conseguir visualizar a porta. Você tem alguma ideia do que possa resolver? Grata, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mikaela.

      Você disse que não consegue visualizar a porta. O que seria visualizar a porta. Essas câmeras possuem uma porta padrão na qual elas disponibilizam uma interface de acesso. Essa porta depende do modelo da câmera. Você disse que colocou um IP estático. Você fez isso através do SYS Monitor ? Ao colocar um IP estático, é importante que esteja fora do range de ip do DHCP para não dar conflito de IP na rede. Me fale mais sobre esse seu problema.

      Excluir
  51. boa tarde Thiago gostaria de ver se vc pode me ajudar, comprei duas cãmeras mod. ip02ck w ip-cãmera.Eu consigo acessá-las através do sysm monitor no meu notebook tanto na minha rede quanto externo,porem não consigo acessar no celular de jeito nenhum, por favor vc tem uma solução para min. atenciosamente Josue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Josué.

      Seu problema parece ser o mesmo da Mikaela Kalline. Ela escreveu o mesmo problema logo acima do seu comentário. Veja o que respondi para ela.

      Abraço

      Excluir
    2. pelo que eu sei vc tem que baixar o aplicativo que esta mensionado no manual eu tambem me bati so depois que vi no manual e baixei o app do manual ai foi tiro e queda

      Excluir
  52. Olá Amigo gostaria de saber por que a câmera fica travando muito mesmo local e externo e mesmo em QVGA 360p Internet 1MB de upload fiz um reset nela melhorou porem ainda esta travando. Obrigado Queria saber se tem algum driver para update dela modelo é RG-IP02 Ela> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738404514-cmera-ip-wifi-sd-card-acesso-via-celular-sup-tec-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo pois entao complicado nao sei tenho uma que tambem faz isso mas porque nao compreendo bem. Gostaria de te ajudar mas essa camera mercado livre nao sei direto que marca seria melhor ver com o fabricante. Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nossa esse modelo (RG-IP02), já instalei 3 delas e as 3 com os mesmos defeitos, sendo: ficam offline do nada. reiniciam sozinhas, travam... uma dor de cabeça, outras das mesmas categorias, muito difícil ocorrer problemas. Se alguém souber a resolução desses problemas, muitas pessoas agradecerão...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  53. Caro Thiago. estou com problema, tenho um modem da oi technicolor td5136v2 que fornece internet e um dvr conectado nele, estou querendo fazer conexão remota pro dvr via porta 34599 que esta liberado no modem mas não estou conseguindo fazer a conexão remota por caso do dsn dinámico,que no modem só tem a opção do dyndns que não é gratuito, e eu tenho uma conta no No-Ip, a minha duvida é, tem como fazer a conexão de outro tipo pra poder acessar de fora de casa as minhas camêras, sem ser pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Raimundo. Boa noite.

      Tem sim. O NO-IP disponibiliza um cliente( chamado DUC) para ficar atualizando o seu IP no site. Você apenas precisa ter uma máquina na sua rede (rede que o DVR está) com esse cliente instalado. Assim, embora o modem não consiga atualizar o no-ip, o duc consegue. O inconveniente é precisar de uma máquina apenas para isso.

      Uma outra forma é como faço em casa. Também tenho um DVR conectado na rede além da camera ip. Embora o modem não possua conexão com o no-ip, o DVR possui. Então configurei o no-ip no DVR e funciona normal.

      Abraço.

      Excluir
  54. ola amigo vc sabe me dizer quantas pessoas podem acessar ao mesmo tempo estou instalando em uma escola e a diretora quer dar acesso para os pais verem suas crianças ,já esta tudo pronto já instalei e configurei 8 câmeras tudo por cabo , só agora me bateu essa duvida ela tem alguns defeitos no comando de direção pois so de dar um clik no controlador de direcao .ela vai ate o fim do curso nao para aonde a gente quer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcos. Boa noite.

      Não sei te dizer o limite. Ou o fabricante programou um limite de conexões simultâneas ou então ele libera quantos acessos os recursos da câmera aguentar. No entanto, imagino que você terá uma série de problemas com todos os pais acessando de forma simultânea. Não é legal nem divulgar pra todos os pais de uma vez pra não ter pico de acesso.
      Quando você passar por isso, volte aqui e nos conte como foi a experiencia com varios acessos simultaneos.

      Abraço.

      Excluir
  55. ok vou ver o que da rss vlw .. e gravar em nuvem gratis vc sabe algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grátis eu não sei. Mas o Google Cloud tem algumas opções de storage que não são caros. Depende da quantidade que voce quiser gravar

      Excluir
  56. Thiago, boa noite, achei legal este teu blog.
    Estou catando dados na internet para tentar solucionar um problema que largaram no meu colo.
    foram compradas 3 ipcam dkseg.
    inicialmente consegui configurar uma mas faltou a parte de fixar o ip.
    como o instalador cobra mais caro que as cameras, estamos procurando outras opções e talvez ate fazer um curso.
    mas enquanto não faço, estou estudando.
    tentamos colocar todas com cabos no modem pois a intenção é monitorar rapidamente e depois ver como fazer com as conecções no noip.
    ocorre que agora nenhuma consegue pegar ip, nem com banda de musica.
    elas ligam, dão o 360 graus e param;
    ja fui no modem, no dhcp e nada aparece.
    tentei o reset, e nada
    tens alguma idéia do que possa ser?
    obrigado
    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luis.

      Você observou como está configurado o DHCP nesse seu roteador ? Qual o limite de máquinas configurado no range do DHCP ? Além disso, verifique se há IP's livres. Caso esteja tudo correto com o range e exista IP's livres, você pode fazer um sniff na rede através do wireshark pra entender como estão as requisições ao DHCP e suas respostas. Abra o wireshark e coloque como filtro bootp.option.type == 53

      Não sei se você tem um conhecimento mais a fundo em redes mas é uma forma de verificar o que está acontecendo quando um equipamento não consegue um ip dinâmico.

      Abraço.

      Excluir
  57. fala thiagao otro problema. ja esta tudo certinho ,o problema agora é o roteador trava todo dia as 21:00 tres dias seguidos aconteceu isto ai tiro da tomada deixo por um minuto fora e ligo novamente ai volta ao normal ,,,sabe me diser algo sobre isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece com muita gente...

      É o seguinte. o IPv4 disponibiliza uns 4 bilhões de IP's válidos. Quando o pessoal viram que esse número iria acabar de forma rápida, criaram o NAT. Com o NAT, o roteador fica responsável por armazenar em memória qual requisição é de cada máquina (para saber pra qual máquina devolver a resposta da requisição feita). No entanto, os roteadores residenciais tem pouca memória e essa tabela acaba e o roteador "trava". Quando reinicia o roteador essa tabela é zerada e ele "volta a funcionar". No caso você precisa de um equipamento empresarial já que sua solução é pra uma empresa.

      Abraço.

      Excluir
  58. Bom dia! Comprei uma câmera IP pelo mercado livre, e não veio com manual. Acesso ela do celular, com o aplicativo ISmartViewPro. Porém não consigo acessar do navegador e nem gravar no computador como prometido. Tem como me ajudar na Configuração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Celio.

      Se a câmera promete gravação de vídeo no HD de um computador, isso se dará certamente através de um programa disponibilizado pelo fabricante. Veja quem é o fabricante, entre no site deles e baixe a ferramenta.

      Abraço

      Excluir
  59. Parabéns pelo blog, muito legal! No meu caso as câmeras funcionam um tempo e o sistema trava. Até agora não achei uma solução. Não sei se o problema é no software Device Client ou nas câmeras. :(

    ResponderExcluir
  60. Olá Thiago. Estou mexendo com essas câmeras "genéricas" hà algum tempo. Possuo uma que usa o serial começando com PPCN, meu colega possui uma que começa com EST e agora compramos várias que começam com a letra "V" e seis números, que usam o genérico SYSM Monitor. As SYSM têm qualidade de imagem ótima, os motores são "meia-boca" mas esse SYSM é de matar! Vi que citou um firmware, não vou tentar usar mas encontrei informações que essas câmeras utilizam o SO uClinux. Estou levantando o projeto eletrônico de duas (EST e SYSM), são muito parecidas e acredito que criar esse firmware a partir do hardware seja possível. Portanto apareço não para pedir ajuda, mas para citar que esse maluco aqui tá tentando sair da tirania do SYSM e por um DDNS livre. Seus posts são ótimos, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela iniciativa Ronoel.

      Capaz que vou entrar nessa também. Vou baixar o código fonte do uClinux e ver se posso te ajudar em algo. Se a compilação do código for simples, colocar um DDNS livre vai ser bem tranquilo. Te mantenho informado. Abraço!

      Excluir
    2. Alias, já ate achei o projeto do uClinux. Os códigos fontes estão no github: https://github.com/uclinux-dev/elf2flt. A compilação parece ser simples com o compilar, make e make install. No entanto precisamos saber a arquitetura do hardware da câmera. Vou dar uma pesquisada. Abraço

      Excluir
    3. Olha isso que top...

      http://customcam.blogspot.com.br/2013/03/ip-cam-foscam-clone-hacking-foscam-like.html

      Vou dar umas estudada nisso que o cara fez.

      Excluir
  61. Tu é muito rápido! Verei o que encontrou. Mas também achei isso: https://wikidevi.com/wiki/Wanscam_JW0004 e a placa onde está o RT5350 + memória é EXATAMENTE igual à câmera EST. Pelo visto aí tem clonagem.... Por acaso estou "bagunçando" teu tópico? Abrx.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia/boa tarde Thiago.
    Achei mais algumas coisas.
    Câmeras que começam com os IDs PPCN e EST, assim como a que usa o SYSM têm um hardware muito parecido, utilizando basicamente os mesmos componentes. Duvido que existam grandes diferenças. Revirei a Internet e não achei esquema eletrônico.
    Vi também que existem vários fornecedores desses módulos RT5350+flash. Em todos citam que fazem DHCP, PPOE e tantas outras coisas que sugerem virem gravados de fábrica para já funcionarem como roteador. Um deles citou que podem fornecer com SW específico se pedir antecipadamente.
    Pedi para um colega tentar ligar uma interface RS232 numa EST e vamos ver no que dá. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago. Conseguimos ligar um conversor TTL=>RS232 e tivemos acesso ao prompt. É um Linux BusyBox beeeem enxuto. Agora começa a briga em cima do software. Inclusive achamos o defeito na câmera, que era apenas fiação partida na WEBCam por estar mastigada quando ocorreu a montagem "ching-ling". Abraços.

      Excluir
  63. Boa tarde amigo, comprei uma câmera ip dessas da xina também e, posteriormente a configurei através de um programinha q acompanha ela,o (SYSTEM MONITOR), baixei também vários aplicatios pro celular pra testar sendo q a maioria deles tem um leitor de códigos q pra minha camera ñ deu certo, pois após posiciona-los aparecia quase uns 30 dígitos e logo após, os aplicativos apresentavam a mesma frase q tem q ter 20 dígitos, então esses pra mim ñ serviu pois a outra opção é digitar senha, nome de usuário, ip da câmera e nada dava certo, acabei optando então por um aplicativo chamado (SYSM), esse é bem mais prático pois é só tocar na lupa q ele procura automaticamente o ip da câmera porém, tem algumas limitações mas até q funciona bem, em fim, os 2 programas, tanto pro PC como para o celular estão ok, minha dúvida é a seguinte, eu trabalho com transporte escolar e passo quase td dia fora, e visto q a configuração foi feita ligada no meu rooter, como faço para monitorar minha câmera a distância com a outra Internet q uso em meu celular q é de dados(vivo), pois o wifi da minha casa estaria fora do alcance?, desde já grato pela sua atenção amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcio.

      Basta seguir o passo a passo que fiz em esse outro post http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2014/05/port-forwarding-e-ddns-acessando-sua-ip.html e você conseguirá acessar a sua câmera de qualquer lugar.

      Abraço.

      Excluir
  64. comprei uma camera da coolcam. mas não consigo de forma alguma fazer ela identificar uma rede wifi. Nenhuma mesmo,já entrei de todo jeito por software no pc, por app e não tem jeito. vocês tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  65. Olá Thiago,
    Tenho duas câmeras idênticas a sua, vieram com DKSEG, mas são xingling. Os parametros delas são:
    Device ID 44334CDD133A
    Device Firmware Version 17.1.1.23
    Device Embedded Web UI Version 30.10.1.36
    Você saberia dizer se consigo atualizar esse firmware para o da Foscam, se possível qual a versão usar?
    Grande Abraço e Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  66. bom dia amigo voce saberia me dizer se existe algum programa para pc , que eu pudesse usar para essas cameras ip, onde eu achasse a camera somente pelo ID, como faço com o app do celular?
    pois com o app , mesmo a camera ja estando instalada na configuração mais simples de longe apenas instalo o APP no celular, digito o ID. login e senha e a bendita aparece tudo blz
    então pensei se tivesse um programa de PC com essa mesma facilidade
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Existe um programa chamado IP Camera Viewer que realiza esse serviço que você precisa. Ele tem cerca de 1500 modelos de camera IP para conectar.

      Olha essa analise que a TechTudo fez sobre o sistema que é bem interessante. Inclusive tem printscreen do sistema.

      Abraços.

      http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/ip-camera-viewer.html

      Excluir
    2. Valew amigo pela pronta resposta....vou ver essa analise e tentar esse programa

      abraços

      Excluir
  67. Bom dia Thiago, consigo jogar essas cameras IPs em um DVR ou melhor NVR, para gravação e visualização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leonardo.

      Com DVR você não consegue fazer captação de câmera IP. Com o NVR sim. Basta conectar as câmeras IP's no NVR e ele se encarrega de gravar as imagens no HD.

      Abraço.

      Excluir
  68. Boa tarde Tiago, tenho uma Foscam FI9831P, acesso remoto via Firefox tá ok, já no app pra iOS da foscam ela fica alternando on e off-line, na verdade fica mais off. Será alguma configuração ou falha do app? Pode me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
  69. Ola Thiago belo tutorial gostaria de saber se é possível ver diversas cameras em redes diferentes no celular, se possível add no what 16-997162444

    ResponderExcluir
  70. Olá Thiago, qaundo colocamos um repetidor wireless para que a câmera p2p funcione distante do roteador, precisamos fazer a configuração para o repetidor ou ela pega o IP do roteador? A essa altura o repetidor já foi devidamente configurado com o modem/roteador. A câmera só está funciona com cabo, no wi-fi não está funcionando.

    ResponderExcluir
  71. oi thiago vi q ajudou muita gente, instalei minha camera e funcionou muito bem, agora na conecta mais, pq reposicionei ela, teria como me ajudar,

    ResponderExcluir
  72. estou desesperado, gostei do produto , mas.

    ResponderExcluir
  73. Amigo comprei uma camera dessa p2p configurei wifi utilizando o meu smartphone, ela esta fucionando normalmente o que esta passando na frente da camera passa na tela do celular, porem ela nao esta gravando as imagens automaticamente no cartao, me da uma dica de como coloco ela pra filmar toda vez que ela detectar a presença de alguem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  74. Para aqueles com a câmera desconectando de forma intermitente, o problema é o suporte ao protocolo UPNP. Algumas câmeras IP, se não todas, para funcionar com o wifi, precisam ter suporte a esse protocolo. Para fazer um teste, ligue a câmera ao roteador da sua casa (sem usar o repetidor) e vejam se ela fica conectada constantemente. Comigo o problema foi este.

    ResponderExcluir
  75. Como posso configurar a minha câmera no celular da Nokia 920. O sistema é windows Phone.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde gostaria de saber se tem alguma solução para abrir no navegador do celular, pois a tela da câmera fica preta, abre normalmente so no desktop ou notebook.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia!
    Comprei a p2p instalei no computador tudo ok. Porem no celular nao identifica do ID que veio na camera. Ja instalei o programa que veio no manual e o plug play mas nao funcionou.. ele nao reconhece o Id da camera.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Olá Daia!
    Bom!! Tente assim.
    - Em vez de pegar o app pelo que a cam pede para baixar do link deles e ter que desativar metodo de instalação sem proteção, veja o nome do programa e baixe direto no Play (android) ou Store (Apple);
    - Verifique se realmente seu celular esta na mesma rede da camera;
    Você estaria tentando em modo LAN ou WAN no seu celular?

    ResponderExcluir
  80. Bom dia.

    Eu tenho uma P2P, e ela Tbm tem a função de gravar no cartão SD, porem coloquei o cartão na câmera e não gravou, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  81. Olá Jefferson,
    - Qual tamanho em GB (8,16,32) que sua câmera suporta, algumas vezes esse é o padrão:
    - Troque por outro cartão e verifique;
    - Alguns sofwares não são configurados as gravações pelo pc e sim pelo celular, no caso gravação continua ou looping tem que ser habilitado, geralmente na opção Vídeos.

    ResponderExcluir
  82. Thiago, a minha câmera, deu problema com as cores o verde ficou roxo, tem como me ajudar? att Zilio

    ResponderExcluir
  83. Bom dia a todos.
    Alguém pode me ajudar ? Não consigo resetar minha camera IP,e ela não tem botão reset e quando tento acessa-la pelo programa CMS a senha não confere.

    ResponderExcluir
  84. Boa noite thiago,
    Estou precisando d+ da sua ajuda, comprei um camera ip com cartao sd, minha intencao e leva-la pra fazenda pra gravar um local la, eu consegui configurar ela em um roteador mas so esta gravando quando entro em um aplicativo q instalei e coloco pra gravar, mas quando saio do aplicativo ai para, voce sabe me falar como faco pra dexar ela gravabdo no cartao sd, pra quabdo precisar ver alguma imagem eu vou la e tiro o cartao e vejo no meu pc, la na fazenda nao tem internet, so preciso gravar pra pegar um malandro q esta me roubabaando la.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia ! alguem tem o link do BLOG que explica como acessar a câmera fora da rede wifi, ou seja, pelo 4G em outro local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que preguiça heim?

      http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2014/05/port-forwarding-e-ddns-acessando-sua-ip.html?m=1

      Excluir
  86. Não consigo acessar minha camera, aparece a seguinte mensagem " erro no registro da ligação" me dá uma ajuda Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado ajudar sem ter nenhuma informação sobre o produto, sobre sua rede, sobre nada...

      Pra falar verdade, não dá nem vontade de responder um comentário tão vazio assim. Tanto é que estou respondendo só hoje.

      Excluir
  87. boa tarde! comprei uma camera ip no Mercado Livre, bem simples mas legal, paguei 133,00, dentro das minhs condiçoes. Paguei para um rapaz configurar, ele fez o que sabia. a camera funciona, coloquei um cartão de memória 32mg, e desejava saber aonde vejo as imagens, como faz para enviar por email ou sms,e a questão do alarme,na caixa esta o ícone do alarme, mas no programa que ele instalou no pc nao aparece nada que eu possa mecher no setup. vc pode me ajudar com alguma dica referente ao envio de sms ou email e ao alarme? muito grata, Eliane

    ResponderExcluir
  88. Rodrigo voce pode dar um jeito para eu liberar acesso aos meus clientes as minhas duas cameras IP. Faz um orçamento desse serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que clicar em responder logo abaixo do comentário desse rodrigo se não ele não verá que voce está falando com ele.

      Excluir
  89. Boa noite!Tudo bem?! Será que alguém pode me ajudar. Já tentei vários fóruns, busquei vídeos e nenhuma resposta consegui.

    Comprei duas câmeras P2P instalei, configurei o wi-fi, coloquei pra gravar as imagens num HD externo. Até uma dia desses estava tudo ok, só que derrepente começou a surgir uns probleminhas.
    1 – O monitor clint começou a dar uma pane. Ligo, conecto as câmeras, coloco para gravar e em questão de minutos ele para de funcionar e fecha;
    2 – Uma das câmeras as vezes perde a conexão com o roteador e exibe a mensagem: Ivalid IP;
    3 – E por fim, gostaria de saber se consigo gravar essas imagens na nuvem, para evitar que o computador fique ligado 24 horas.

    Certa de sua presteza.

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Desulpa o atraso na resposta. Trabalhando muito...

      Você tem uma série de problemas aí. Mas surgiro verificar por
      conflitos de IP na rede (por conta da mensagem Invalid IP). Talvez isso faça seu monitor clint fechar de forma inesperada.
      Existe um serviço que faça esse backup na nuvem sim mas é pago. Esse serviço chama SENSR.net e está aí o blog deles:

      http://blog.sensr.net/2014/01/30/setup-d-link-dcs-5020l-recording-with-ftp-uploads-howto/

      Abraço!

      Excluir
  90. HELP ME

    Estou com um problema. Tenho uma câmera IP, preciso entrar nela para configurar usuário e senha do wi fi, mas uso wi fi de uma vizinha. Sei que o primeiro acesso à câmera tem que ser por cabo de rede. Mas sei que tem como conectar o cabo de rede na câmera e direto no meu PC. Mas como descobrir o IP dela para eu entrar dentro dela? sei que agente descobre o IP e coloca no navegador o IP e a porta de acesso à ela. Mas como descobrir esse IP e a porta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Jeito até tem. Mas vai dar um trampo.
      Existe a conexão ad-hoc em que voce pluga um computador diretamente em outro e um deles fica como sendo o gateway. No entanto até o cabo é direfente. Mas acho que funcionaria.

      Abraço.

      Excluir
  91. Boa tarde,
    ja instalei a camera e estava funcionando normalmente, mas a NET teve que trocar meu modem e agora não consigo mais visualizar a camera. Entro no freeip e fala que ela esta off line.

    Estou seguindo o seu tutorial mas quando chego nesse ponto abaixo não abre nada no navegador após jogar o IP dela.

    A câmera ganhou o IP 192.168.0.103. Vamos abrir um navegador (leia Chrome, Firefox, Opera), colocar o IP e veremos a seguinte tela:

    Tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Seu caso é bem simples. O free IP está fazendo uma requisição para seu modem mas como ele é novo, ele não sabe que deve passar a requisição pra camera IP. Logo, o que está faltando é a configuração do port-forwarding (uma regra que ensine o modem que ele deve redirecionar a requisição para a sua câmera). Leia todo o post acima que você irá descobrir como fazer. Abraço e boa sorte.

      Excluir
  92. Oi Thiago, boa tarde! Achei ótimo seu blog.
    Minha prima está em Munique na Alemanha e pedi a ela que comprasse uma camera IP pois preciso para instalar em minha casa, só que ela não tem idéia de qual comprar, que sirva para nosso sistema aqui do Brasil, poderia por gentileza falar uma marca legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Boa tarde.

      Imagino que as câmeras que sua prima irá encontrar por lá, serão as mesmas que aqui no Brasil pois a foscam e d-link dominam bastante o mercado.

      Veja quais serão sua necessidade. A câmera é pra ambiente interno ou externo? Precisa de ser à prova de agua ? Ela precisa de conexão via wifi ou voce irá puxar o cabo ethernet pela casa ? Pense nas respostas e voce saberá mais ou menos o modelo de câmera que voce quer...

      Abraço

      Excluir
  93. Boa tarde!
    Tenho essa cam em perfeito funcionamento.
    Porém deixo ela a noite virada para a luzinha verde não incomodar. Vez ou outra acordo a noite com ela piscando e percebo que não está como eu deixei, como se alguém tivesse no comando.
    Já troquei o user e password varias vezes e não adianta.
    Tem ideia do que pode ser o está acontecendo?
    A vigilância e scan noturno estão desabilitados.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane.

      Acho que não é caso para se preocupar.
      A minha acontece isso as vezes. O problema é que sem motivo
      aparente, a câmera reinicia o sistema e toda vez que isso acontece, ela promove a verificação de rotação do aparelho. Faz o giro de 270 graus na horizontal e depois do giro de 90 graus na vertical. Por isso ela está sempre em um ponto diferente do que você deixou.

      Abraços.

      Excluir
  94. Ola, estou em viagem e tenho 3 cameras, e estavam funcionando perfeitamente, porém repentinamente duas delas pararam. Pedi para um amigo fazer reset geral, roteador, cameras, etc.

    Porém não resolveu, duas continuam ligadas mas sem acesso.

    Teria alguma dica para dar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  95. Olá, boa noite.
    É possível alguém dizer-me se a câmara IP grava na mesma se eu não tiver a Internet ligada? Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Olá comprei uma camera ip P2P,fiz todos esses passos,e ate criei uma conta ip.Estava acessando remotamete.Mas de uns dias para car não vejo mais as imagens,nem videos .pelo app do celular e pelo navegador,consigo mexer a camera ela esta conectada,mais não vejo nada.acho que as lampadas queimara,preciso de ajunda

    ResponderExcluir
  97. Olá, por favor, tenho uma camera ONVIF, segue link do produto que comprei pelo Mercado Livre para ilustrar o modelo (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759856410-camera-ip-sem-fio-hd-720p-13-mp-wi-fi-noturna-gira-360-top-_JM) e consigo acessar-la normalmente pelo APP para IOS YYP2P mas não consigo de jeito algum acessa-la por programa no PC. Ela é WI-FI, comprei pela praticidade de apenas conectar na tomada e não precisar de cabo de rede conectado. Gostaria muito de poder acessa-la também atraves do PC, será que alguém consegue me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo...estou com o mesmo problema...só funciona no celular, não achei um jeito ainda de acessar via navegador...se alguem souber agradecemos. obrigado

      Excluir
  98. Bom dia! Comprei uma camera ONVIF, mas quando ligo ela na fonte ela liga os led's mais não vira a lente. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  99. boa noite tenho uma Camera chinguiling esqueci a senha e o ip tentei resetar apertando o botão na parte inferior mas não adiantou. tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa apertar o botão de reset e segurar por uns 10 segundos.

      Excluir
  100. Boa tarde sr. Thiago,

    Sabe informar me se existe alguma ao que faça a câmera depois de detetar movimento começar a gravar.
    Tenho um modelo da chacon idêntico ao FI9803P da focam .
    Elas detestam movimento é enviam notificação para a aplicação no celular.

    Muito obrigado pela atenção prestará e continuação de um bom trabalho
    Marco(Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marco.

      Nativamente, o firmware desse modelo de ipcam, permite fazer upload de 6 imagens geradas quando o movimento é detectado. Não vi até hoje a opção de gravar vídeo.

      No entanto encontrei o SENSR que faz isso. É um serviço externo que grava a imagem da câmera. Mas é pago.

      http://blog.sensr.net/2014/07/23/how-to-setup-the-foscam-fi8919w-with-cloud-recording/

      Excluir
  101. Muito obrigado pela informação Thiago
    Excelente trabalho

    ResponderExcluir
  102. A minha não funciona sem o cabo de rede conectado, já tente de tudo =(

    ResponderExcluir
  103. Olar Bom dia,comprei uma camera ip,iqual a de vocês,da china pelo megado livre.configurei tudo,use por bastante tempo.mas agora nao aparece a imagem nem grava videos.pelo celular r pc,consigo movimentala numa boa,ligar o infravermelho,mais aparecer a imagem ou grava nada.não consigo visualizar nada,ligo o microfone ouso numa boa,o que eu faço.Obrigado.

    ResponderExcluir