quarta-feira, 15 de maio de 2013

Descobrindo sua rede

Boa tarde moçada. Já é noite... --'

Mas então. Resolvi fazer essa postagem para ficar separado da postagem da configuração da camêra IP (já que isso vai ficar um pouco grande).
Pois então. Aqui em casa a configuração é a seguinte:

  • Modem D-Link ADSL 500G  (IP: 10.1.1.1)
  • Roteador D-Link Wireless WBR 1310  (IP: 192.168.0.1)
Quando temos essa configuração, o roteador conecta no modem e nós conectamos no roteador. Isso significa que o roteador irá nos prover um IP de rede. Como isso é feito ? Através do DHCP.
Pra quem nao sabe sobre DHCP a grossíssimo modo é: um protocolo que disponibiliza IP de rede para os dispositivos conectados. Ao entrar nas configurações de rede (Network Settings) do roteador, é exibido a seguinte tela:


Na parte DHC Service Settings tem o range de IP's que vai de 100 a 189. Isso significa que quando um dispositivo conectar no meu wireless, ele vai pegar um IP igual a 192.168.0.XXX sendo que o XXX é um número que varia de 100 a 189 (o range). Fácil de entender né ?
E para voce achar que manja muito de redes, logo abaixo tem uma lista de clientes do DHCP, ou seja, os dispositivos conectados à sua rede pelo DHCP. Dessa forma voce sabe quais máquinas estão conectadas no seu wireless e quais não estão. Top heim ?

Mas entao... continuando... como eu sei qual o IP do roteador ? O jeito mais fácil é olhar no próprio roteador. Lá tem o IP que vem de fábrica, com o usuario e senha para acesso. Mas caso voce nao tenha acesso ao roteador voce pode olhar por um computador conectado na rede. Se estiver no Windows, pasta olhar qual é o IP do Gateway Padrão (o gateway é o roteador). Para isso abra o prompt de comando (Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando), digitar ipconfig e teclar enter. Agora que voce tem o IP, é só colocar no browser que voce será direcionado para a tela de login.





Se tiver qualquer dúvida, é só comentar que eu vou dar um jeito !!! Hehehehe

30 comentários:

  1. Boa noite, amigão. Comprei uma IP Cam P2P. Já tentei instalar utilizando o IP fornecido pela instalação (o que ocasionou a conexão por cerca de 30 minutos). Posteriormente, simplesmente, mesmo usando o IP fornecido através do prompt, não consigo sequer abrir a janela que permite o login. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia J Andre. Nao conheco esse modelo de camera. No entanto todas funcionam de modo parecido quando conectadas na rede. Voce plugou sua camera no roteador atraves de um cabo ? Se sim, de cara ela ja vai pegar um IP. E eh esse IP que voce tem que tentar acessar. Nao entendi quando voce disse "mesmo usando o IP fornecido atraves do prompt". Que IP seria esse fornecido pelo prompt ?? Abraco

      Excluir
  2. ola boa noite , tambem comprei uma cam ip no mesmo site que vc comprou, dentro de minha casa tudo bem em minha rede funciona que é uma beleza, porem não consigo ter acesso fora ou seja fora de minha rede, abri uma conta NO.IP pode me ajudar a configurar meu roter que é um cisco linksys wrt54 para isso ,,, muito obrigado meu e-mail eduardoaraujogerente@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Eduardo. Posso te ajudar sim.

      Se a sua camera ip está configurada, voce consegue acessar da sua rede interna e fez uma conta no no-ip, o problema é firewall. Provavelmente o modem ou roteador está barrando o acesso à sua camera. Vou entrar em contato com voce por email e a gente dá um jeito nisso! Abraço.

      Excluir
    2. Thiago, preciso de sua ajuda. Comprei uma câmera p2p da orange modelo IP607WN e perdi o software de instalação. Quero instalá-la mas sem o cd não sei como. Tem como instalar sem usar o cd de modo que eu possa acessá-la de qualquer lugar? meu email é: claudinhamarcia@hotmail.com
      Ps.Estou falando por aqui pois não sei como fazer de outro modo.

      Excluir
    3. Bom dia Claudia.

      O jeito mais fácil para você seria entrar no site do fabricante e fazer download do software que você perdeu. No entanto vou lhe ajudar caso queira fazer sem o CD. Plugue a camera no seu roteador com um cabo ethernet. Entre na página de administração do roteador e veja qual IP a camera pegou através da lista de IPS do DHCP. Acesse esse ip e realize a configuração da câmera. Para acessar a camera IP de qualquer lugar, siga esse tutorial: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2014/05/port-forwarding-e-ddns-acessando-sua-ip.html?showComment=1449504546071#c5766784450702563057

      Excluir
  3. Boa tarde, Thiago !
    Bem, comprei uma câmera IP/Network modelo KX-501, e não consigo o IP automaticamente como diz no manual.
    Você sabe me dizer o que pode estar ocorrendo ?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Att,
    Emerson

    ResponderExcluir
  4. Meu email é: reboucasnascimento@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola configurei a minha camera deu tudo certo mas nao consigo acessar a camera de um ouyro roteador, somente do lugar em que esta a camera poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Ola configurei a minha camera deu tudo certo mas nao consigo acessar a camera de um ouyro roteador, somente do lugar em que esta a camera poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. Basta seguir as intruções nesse outro post: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2014/05/port-forwarding-e-ddns-acessando-sua-ip.html?showComment=1449504546071#c5766784450702563057

      Excluir
  7. comprei uma camera ip werelees mas ela conectada com cabo de rede no roteador nao mostra imagem nenhuma. o que faco amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descobriu o IP da câmera, acessou e não mostrou nada ? Se for esse o caso, verifique em qual porta a câmera está configurada. Se não apresentar imagem mesmo com a porta correta, arrisco a dizer que seu equipamento pode estar com problema.

      Excluir
  8. Opa eu tenho uma câmera IP da Panasonic (wv-sp105) Não tenho o cd de esta lação. ja faz dias que não consigo estala esse negocio.
    Tento achar o IP da câmera mais não acho no modem da gvt Power Box.
    Já fui entrei nas configuração e nada do IP aparecer. eu acho o Ip dos meu aparelhos , tipo do meu Noot Book.dos smart fone mais não acho o Diabo do Ip dessa câmera. Me diz uma coisa eu tenho que abrir uma porta primeiro? Thiago Rodrigues me da uma ajuda. que semelhança nossos nomes Também sou Tiago Rodrigues kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tiago. Bom dia.

      Embaçado esse seu problema. Se o roteador não está mostrando o ip da câmera, então ela está habilitada com ip manual ou então a câmera veio com problema e não consegue pegar um ip. Verifique se o DHCP do roteador está ligado (bem provavel estar). Eu apostaria mais em um problema no equipamento mesmo. Abraço

      Excluir
  9. Estou tentando ver as minhas cameras pela Internet mais não estou conseguindo.Estou tentando pelo ddns. Tem algum programa de graça para instalar e ver pela Internet.

    ResponderExcluir
  10. Estou tentando ver as minhas cameras pela Internet mais não estou conseguindo.Estou tentando pelo ddns. Tem algum programa de graça para instalar e ver pela Internet.

    ResponderExcluir
  11. Nogueiraveio
    E como identifico a porta?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Comprei uma câmera IP é não tenho acesso ao vídeo do dia todo. Somente quando abro a janela do aplicativo celular. Você poderia me ajudar? Email para contato: Alinehmartins00@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  13. Comprei uma câmera chinesa (YI) e estava funcionando normalmente derrepente ela fica falando sem parar que só funciona na china, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Olá boa noite comprei minha câmera IP p2p consigo só visualizar pelo telefone mais mais n consigo ver no computador não dá acesso n abru..o que pode ser .e ajudem....

    ResponderExcluir
  15. bom dia tenho roteador wifi td5130v2 da oi velox e camera apexis wireless mas nao sei ip dela e como faria p visualiza la via c3lular sistema android?obf

    ResponderExcluir
  16. Oi tiago boa tarde
    O meu problema e o mesmo do eduardo.
    Nao consigo acessar minha camera externamente e o modelo p2p.
    No app do celular da id invalido.
    Como faco para ter aceso?

    ResponderExcluir
  17. Oi tiago boa tarde
    O meu problema e o mesmo do eduardo.
    Nao consigo acessar minha camera externamente e o modelo p2p.
    No app do celular da id invalido.
    Como faco para ter aceso?

    ResponderExcluir
  18. boa tarde amigo me chamo Fernando gostaria de uma informação tenho uma câmera IP branca mas infelizmente não tenho mais o programa dela de instalação e me disseram que cada câmera IP tem seu programa individual e um programa de uma não da na outra isto é verdade??
    tem como eu conseguir o programa para eu instalar minha câmera??
    meu email é: Nandinhodj2012@hotmail.com
    caso vc puder me enviar o programa agradeço e uma possivel esplicação de instalação!!
    meu whatsap é 051981702545 desde ja muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  19. bom dia tiago!!
    Cara temho uma camera ip modelo RG-IP02 q funcionava muito bem, porém esses dias troquei a senha do meu wifi e agora ela nao funciona mais. Ja pluguei no roteador e etc e entrei no dhcp mas nao aparece nenhum ip alem dos meus celulares e computador la. poderia me ajudar a resolver esse problema?
    Meu email é kleberjz89@gmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tenho uma câmera WIRELESS IP CAMERA P2P MOD CAM-STX - Made in China (aquela com duas antenas que tem infra vermelho e quando liga fica dando voltas em si mesma...
    Bom, funcionou alguns dias, agora nem por Cristo fica on line.
    O procedimento é bem fácil para configurar, já funcionou com o cabo de rede e sem ele (wi fi).

    Por favor, tem algum segredo no roteador ou sei lá onde???

    Meu roteador é da NET SP - Arris (sei entrar,mas não manjo nada)

    Por gentileza, ajuda um velhinho...

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Thiago!
    Comprei uma camera ip topcam HD 32gb e nao estou conseguindo configurar.
    Liguei ela na energia, porem ela nao executa os teste de movimento.Todos modelos tem que executar este movimento?
    Depois liguei cabo de rede (roteador/camera).
    Instalei app no iphone eyeipcam.
    Pelo aplicativo, a camera nao é encontrada.
    Vc poderia me ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Ola tem uma câmera da marca VR can 360 modelo Modelo: RG-QJ77-IP
    estou precisando do número de IP tem como me orientar como conseguir?

    ResponderExcluir
  23. Ola tem uma câmera da marca VR can 360 modelo Modelo: RG-QJ77-IP
    estou precisando do número de IP tem como me orientar como conseguir?

    ResponderExcluir